domingo, 13 de novembro de 2011

Residência Artística Outras Danças - Brasil, Chile, Colômbia

A relação do fazer e do pensar: pontos de convergência

O projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia consiste na realização de atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas na área de dança durante o segundo semestre de 2011, em celebração do Ano Interamericano de Cultura. Traz como marca a realização de ações comprometidas com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos de diferentes países da América Latina, com vistas ao estabelecimento de novas possibilidades para a Dança através da formação artística e da criação de estratégias para diálogo entre os diferentes sujeitos ligados à Dança.

Trata-se de uma promoção da FUNARTE – Fundação Nacional das Artes / MinC e do Governo do estado do Ceará, através de sua Secretaria de Cultura (SECULT), com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de sua Secretaria de Cultura (SecultFor) e realização da Quitanda das Artes.

A iniciativa atende uma demanda específica de aproximar países da América Latina através da produção artística – em especial, da Dança – a partir da reflexão e proposição acerca de estratégias relevantes e vigorosas de estímulo à Dança e sua circulação pelo continente.

Composto de uma programação diversificada, o projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbiareúne quatro ações estruturantes, que se complementam a partir de processos criativos e colaborativos, mostra e circulação de espetáculos, discussões políticas e reflexão e geração de conhecimento. As ações são as seguintes: 02 Residências de 30 dias cada, o Encontro de Coreógrafos e Criadores, a Mostra de Solos e Duos e o Seminário “Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão”.

Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia é um projeto que parte do Brasil e que tem como destinos o fluxo e o desencadeamento de processos culturais, que permitem novos movimentos e novas criações em diversos países. Ele traz novas perspectivas para o cenário nacional e internacional, lançando novos olhares e ressignificando caminhos, gerando outras maneiras de pensar e fazer Dança, fortalecendo os intercâmbios e as relações culturais no mundo.

Assim começa a história de um Sul Mato Grossense em Terras Nordestinas, que através deste blog vai contar um pouco de suas experiências, perrengues e alegrias nesta nova caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário